top of page

PERDER XIXI É NORMAL?

  • Foto do escritor: Alex Pereira
    Alex Pereira
  • 26 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

NÃO! PERDER URINA NUNCA É NORMAL


Incontinência urinária é o nome que se dar para qualquer perda involuntária de xixi.

Existem 4 tipos de incontinência urinária:

  • INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO;

  • INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA;

  • INCONTINÊNCIA URINÁRIA MISTA;

  • ENURESE NOTURNA.


INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO


A incontinência urinária de esforço é a mais conhecida e como o próprio nome já fala é a perda de xixi por conta de esforços. É aquela perda quando tosse, espirra, rir, agacha e até mesmo durante a relação sexual. Pode-se perder xixi desde leves esforços (caminhando, mudando de posicionamento, por exemplo) até esforços maiores (pular, por exemplo).


A incontinência de esforço é causada pela soma de diversos fatores, mas é causada principalmente por conta do enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico (que fazem o suporte da bexiga, útero, uretra).


Fatores genéticos, idade, número de gestações, principais atividades físicas realizadas, tipo de trabalho também influenciam.

Em homens ela pode surgir após uma fraqueza muscular, por conta da Covid-19, mas principalmente como consequência da cirurgia de retirada da próstata.

A fisioterapia pélvica é padrão ouro de tratamento para incontinência urinária de esforço.


INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA


A incontinência de urgência (IUU) consiste naquela vontade forte e repentina de urinar, sem conseguir segurar o xixi. Geralmente a perda de urina ocorre no caminho ao banheiro. Ela é ocasionada por espasmos ou contrações involuntárias na bexiga, demonstrado no exame da urodinâmica como hiperatividade detrusora presente.


Existe uma comunicação entre o sistema nervoso central e o trato urinário. Em pessoas com incontinência de urgência o músculo da bexiga parece passar uma mensagem equivocada ao cérebro: a de que a bexiga está mais cheia do que de fato está. Surge uma vontade súbita e urgente de urinar, muitas vezes ao urinar sai uma pequena quantidade.


Fatores que influenciam na IUU:


  • Maus hábitos (toda vez que saí de casa precisa fazer xixi)

  • Baixo controle hídrico (ingesta de pouco líquido, ceder a todas as vontades de urinar)

  • Ingesta de líquidos e alimentos “irritativos”


INCONTINÊNCIA URINÁRIA MISTA

É aquela perda de urina que acontece tanto aos esforços (na tosse, espirro, caminhadas...) quanto por urgência (pela súbita e forte vontade de fazer xixi). A incontinência mista o tratamento costuma ser mais demorado, pois serão realizadas condutas diferentes.


ENURESE NOTURNA


Enurese noturna é a perda involuntária de urina durante o sono, muito comum em crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge aproximadamente 15% das crianças com cinco anos, sendo que, a cada ano, 15% delas evoluem para a cura.


Para o seu diagnóstico, é necessário ter acima de cinco anos de idade e frequência de pelo menos um episódio por mês, pela International Children Continence Society (ICCS). A American Psychiatric Association - APA (2002), estabelece a ocorrência de dois episódios por semana,

por um período de pelo menos três meses.


As causas mais comuns são:

  1. Maior produção de urina a noite;

  2. Dificuldades em despertar;

  3. Hiperatividade detrusora (demonstrada no exame da urodinâmica);

  4. Bexiga neurogênica (disfunção da bexiga por causas neurológicas).

 
 
 

Comments


bottom of page